top of page

CHAMAMÉ

PASSO BÁSICO

Peão de costas para o centro do salão. Pé esquerdo avança (desiste) e volta. Pé direito avança (desiste) e volta. Avança-se pelo salão no movimento do pé esquerdo, que, ao avançar, vai na diagonal, de forma que o movimento anti-horário de dança aconteça. Prenda apenas acompanha evolução do peão com os passos contrários do peão (recua e avança com pé direito, recua e avança com pé esquerdo)

 

GIRO E CONTRAGIRO (base)

Inicia com giro normal (enlaçado), rapaz com mão esquerda na direita da moça a conduz a girar horário (ou seja, passando por baixo do braço dele) e retorna girando anti-horário. Moça faz giro em dois passos (tipo tango), sendo o giro horário com passo mais longo e o retorno (anti-horário) com passo mais curto, de forma a continuar avançando em sentido de dança.

TROCA DE MÃO POR CIMA

 

Após um giro normal (enlaçado), rapaz com mão esquerda na direita da moça a conduz a girar horário (ou seja, passando por baixo do braço dele). Troca de mão (peão com direita e prenda com esquerda) e ela retorna girando anti-horário. Repetir sempre com número ímpar de repetições. Para facilitar a percepção da moça, deixe a mão estendida contra o próprio corpo, sinalizando que continua a figura.

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

AFASTAMENTO COM TROCA DE LADO

 

Após um giro normal (enlaçado), rapaz com mão esquerda na direita da moça a conduz a girar horário (ou seja, passando por baixo do braço dele), o rapaz faz um giro anti-horário enrolando-se no braço dela (levantando o cotovelo para passá-lo por cima do braço dela). Completando o giro, o rapaz (no lado contrário ao início da figura) oferece a outra mão à prenda para ela fazer o mesmo movimento (girar ao redor do braço dele). Repete-se o movimento, porém agora não enrola no braço, mas passa por baixo do próprio braço. Moça faz o mesmo, porém em sentido anti-horário. Assemelha-se à figura do forró.

OMBRO PEÃO

 

Prenda dá um giro horário e peão troca de mão (direita com direita). Peão avança para o lado direito da prenda, ficando lado a lado e pega a mão esquerda dela pelas costas dela. A mão direita da prenda está sobre o ombro do peão passando pelas costas (mesma posição de duas pessoas lado a lado abraçados com as mãos no ombro do amigo). Peão dá dois passos e troca de lado, passando por trás da prenda, invertendo a posição das mãos (peão do lado esquerdo da prenda, mão esquerda dela no ombro dele e direita dela nas próprias costas, ou seja, mão direita do peão nas costas da prenda e mão esquerda da prenda no ombro esquerdo do peão. Peão solta a mão atrás da prenda, fica frente a frente e enlaça novamente.

TROCA DE MÃO POR BAIXO COM CONTRAGIRO E GIRO

 

Após um giro normal (enlaçado), rapaz com mão esquerda na direita da moça a conduz a girar horário (ou seja, passando por baixo do braço dele), o rapaz oferece a mão direita para a prenda pegar com a esquerda dela e girar anti-horário enrolando-se no braço dele até ficarem na posição lado a lado. Casal gira horário. Desenrola a prenda e trocam de mão. Repetir a figura para o lado inverso (o rapaz oferece a mão esquerda para a prenda pegar com a direita dela e girar horário enrolando-se no braço dele até ficarem na posição lado a lado. Casal gira horário. Prenda gira uma vez para desenrolar e faz mais um giro para que a sua mão direita (segurando a mão esquerda do rapaz) fique nas costas. Mão esquerda fica na cintura. Prenda faz meio giro para o casal ficar frente a frente, mais um giro horário e enlaça.

PASSEIO CRUZADO

 

Quando o peão fizer o avanço com o pé esquerdo, invés de voltar (como é o passo básico), o pé direito inicia para trás, cruzando por trás da esquerda, o pé direito cruza pela frente. Repetir até seis vezes (três com cada pé). Prenda: quando o pé direito vai para trás, invés deste vir para frente, pé esquerdo cruza pela frente, acompanhando peão.

TRÊS GIROS, TRÊS CONTRAGIROS COM DESPREZO

 

Ao finalizar o passo cruzado, prenda gira três vezes horário e peão a circunda. Três giros da prenda anti-horário com peão circundando. Assim que a mão guia do giro descer, esta já dá impulso para o giro do casal (peão anti-horário, prenda horário), efetuando o desprezo

CHUVEIRO PRENDA PEÃO

 

Conforme figuras anteriores, o peão conduz prenda para um giro e contragiro. Neste momento, o peão pega com a mão direita a mão esquerda da prenda (mão do peão por cima, como um U de cabeça para baixo). Prenda gira, peão gira. Agora é a vez de os dois girarem juntos. Para isso, como estarão frente a frente, peão com mão esquerda e prenda com a direita levantam para iniciar o giro, a distância entre os braços permanece. Quando o casal estiver costa a costa, os braços estarão  

Levantados como se fosse um V. Continua girando até ficar frente a frente de novo. Prenda faz mais um giro (peão mão esquerda com a direita da prenda, que faz o giro horário) e enlaça

CORRENTE

 

Peão conduz prenda para um giro horário, no segundo giro horário ele serve a mão direita a ela, que a pega com a esquerda e continua girando. A mão dele ficará nas costas dela e a mão que iniciou o giro fica à frente do peão (tirola). Peão passa por trás dela, trocando de lado, levantando os braços dela a cada passada. A posição será a inicial mas do lado oposto. Dois giros horários e volta-se para a posição inicial. Sem soltar as mãos, peão conduz prenda a fazer dois giros anti-horário. A mão esquerda da prenda estará em sua cintura de mãos dadas como peão que a segurará pelas costas dela (abraço), e a mão esquerda dele com a direita dela estará “apontando” para frente (em forma de arco). Solta a mão arqueada para a frente, a prenda desenrola. Quando na posição frente a frente, ela faz um giro anti-horário e outro horário (sempre para fora), com troca de mão por cima.

DESPREZO ENTRELAÇADO

 

Peão conduz prenda para um giro horário, quando as mãos estiverem na altura da cintura, as mãos retornam (como se fosse desfazer a figura) para proporcionar o desprezo (peão gira horário e prenda anti-horário), ou seja, cada um gira para um lado. Ao ficar frente a frente novamente, mão direita com direita e esquerda com esquerda, sendo que a direita fica por cima para fazer um giro sobre a prenda e depois sobre o peão, o qual deve finalizar o giro mantendo as mãos (suas e dela) no quadril dela (direito dele, esquerda dela). Ela não gira e ele a contorna para ficar frente a frente novamente. Neste momento, a prenda solta  mão da cintura e pousa sobre o ombro do peão.

TRANÇADO COM AS MÃOS NAS COSTAS

 

Prenda faz um giro horário e pega a mão nas costas do peão. Mão esquerda do peão (que estava alta no giro da prenda) abaixa para levantar a sua direita, trocando de lado com a prenda. Peão passa sua mão direita sobre sua cabeça, esquerda sobre a cabeça da prenda. Casal faz um giro horário e a prenda desenrola. Faz um giro anti-horário passando por baixo da sua mão esquerda (que segura a direita do peão). O casal troca de mão (peão com esquerda, prenda com direita) e faz um giro horário e enlaça. Obs.: esse giro final é sempre para fora.

ENROLADINHO

 

O casal gira. O peão conduz prenda para fazer um giro horário, segurando a mão direita dela. Peão pega mão esquerda da prenda e com a direita dela a conduz em um giro anti-horário, ficando amarrados lado a lado com a mão esquerda dele à frente do casal. Desfaz a figura com um giro e a faz para o outro lado também. Desfaz e conduz prenda para um giro horário segurando a mão direita dela.

ABERTURA COM TROCADILHO

 

Peão conduz prenda com a mão direita dela para um giro horário. Nesse momento, peão segura o cinto com sua mão direita. Passa por baixo do seu braço esquerdo, abaixando a mão até a altura da cintura que segurará o cinto também. Peão e prenda troca de lado (meia lua), ficando na posição lado a lado e mãos dada na altura da cintura (direita dele com a esquerda dela). Um pequeno giro horário para continuar a figura. Peão com a mão esquerda conduz prenda para dois giros anti-horários, para então os dois fazerem um giro de desprezo.

© 2015 Diógenes Schweigert

bottom of page