top of page

XOTE

PASSO BÁSICO

Dois e dois, mas há um taconeio (marcação) [abre junta abre junta e marca] -  variação para os mais ousados = abre cruza por trás abre junta e marca. 1, 2, 3, 4 (marca)

 

GIRO E CONTRAGIRO (base)

Inicia de mãos dadas frente a frente. Quando for o momento de fazer o 2 e 2 para a esquerda do rapaz, ele com mão esquerda na direita da moça a conduz a girar horário (ou seja, passando por baixo do braço dele) e retorna girando anti-horário. Sempre mantendo o ritmo e o compasso do passo 2 e 2. Moça gira em 1, 2 e 3 e marca no 4. Volta girando em 1, 2, 3 e marca no 4. Peão não fica parado, faz os movimentos laterais também.

GIRA PRENDA, GIRA PEÃO

 

Inicia como se fosse giro e contragiro, mas, invés de a moça fazer o contragiro, rapaz faz um giro anti-horário iniciando com o pé direito ao redor de um cone imaginário (não pode ser um giro no próprio eixo). Marcar bem os quatro passos, pois, para sair da figura, rapaz deve iniciar com o pé esquerdo, voltando sempre para a posição de mãos dadas frente a frente.

GIRA PRENDA E PEÃO JUNTOS

 

Após o passo em posição de figura (de mãos dadas), o casal gira individualmente (peão anti-horário, prenda horário). A figura pode ser feita só na ida, só na volta, ou vai e vem. Não tem lado exato para iniciar, poder ser o direito do peão como o direito da prenda.

CHUVEIRO DUPLO

 

Semelhante à figura de giro e contragiro, prenda faz o giro (horário) (esquerda peão com direita da prenda), então o casal junta as mãos no alto, erguendo-as sobre a cabeça, prenda faz o primeiro giro do chuveiro (anti-horário), na sequência o peão faz o seu giro (em sentido horário) ainda com as mãos sobre a cabeça. Finaliza frente a frente novamente, como na posição inicial

TROCA DE MÃO POR CIMA E POR BAIXO

 

Como se fosse o giro e contragiro, a primeira volta com a mão esquerda do peão/direita da prenda, a segunda com a mão direita do peão com a esquerda da prenda. Agora peão com a mão esquerda pega a mão direita da prenda. Ela gira levemente no sentido horário para se enrolar no braço do peão, e ele a circunda no sentido anti-horário, para ajudar na figura de enrolar e também para avançar no sentido da dança. Prenda se desenrola, ficando frente a frente com o peão e trocam de mãos para fazer a mesma figura para o outro lado.

DESPREZO

 

Mantendo a marcação de quatro passos, peão faz 1/2 de volta sentido anti-horário, mas tentando manter olhar com a prenda. A prenda faz 1/2 de giro horário, deslocando-se para fora da linha do círculo (fluxo) de dança, também tentando manter o olhar no peão. Retornam à posição base (mãos dadas, frente a frente) em 4 passos. 

PASSEIO MEIA LUA

 

O casal gira no sentido horário 180° em quatro passos (trocam de lado) sempre frente a frente, iniciando com o pé direito, como se estivessem girando de mãos dadas. Retornam em quatro passos no sentido anti-horário, iniciando com o é esquerdo.

CORRENTE

 

Sem soltar as mãos, peão conduz prenda para um giro horário erguendo a mão direita dela (esquerda dele). A mão dele ficará nas costas dela e a mão que iniciou o giro fica à frente do peão (tirola). Peão faz quatro passos para trás e quatro para frente (prenda faz quatro para frente e quatro para trás). Peão passa por trás dela, trocando de lado, levantando os braços dela a cada passada. A posição será a inicial mas do lado oposto. Novamente quatro passos para frente e trás (ela). A prenda desfaz o giro em sentido horário.

NAMORO

 

No sentido esquerdo do peão e direito da prenda, iniciam um giro de mãos dadas, soltando a mão de baixo para conseguir completar o giro. Obs.: durante a execução desse passo, a marcação do passo deverá ser taconeio o tempo todo para não perderem o compasso e voltarem juntos no passo.

ENROLADO

 

Lado a lado, o casal faz quatro passos para frente. Prenda faz um giro anti-horário com a mão erguida. O segundo giro com a mão na altura da cintura, pois peão estará contornando a prenda e segurará a mão direita dela pela frente(sem soltar a mão esquerda dela na cintura dela (a posição lembra um abraço sozinho). O casal estará lado a lado. Quatro passos para frente, quatro para trás. Prenda desfaz a posição com um  giro horário, ficando frente a frente novamente.

TROCA DE MÃO POR TRÁS COM CONTRAGIRO

 

Prenda com a mão direita na esquerda do peão faz um giro horário e pegará a mão dele pelas costas dele. A mão direita dela desce, trocam de lado pelas costas, a mão esquerda dela levanta para passar por cima da cabeça dela. Finaliza com um giro horário e retorna à posição frente a frente.

NAMORICO

 

Prenda faz um meio giro horário, iniciando um desprezo. Quatro passos para esse lado, mais quatro para o  outro. Peão a segue (com quatro passos para a esquerda [diagonalmente] e quatro para a direita). Em quatro passos (abre e fecha, abre e fecha), o casal se espia pela esquerda e depois pela direita (peão atrás da prenda). O casal faz um giro em quatro passos com a mão direita na cintura do parceiro. Mais quatro passos segurando a mão esquerda do parceiro sobre a cabeça, formando um arco, mas sem soltar as mãos da cintura. Mais quatro passos para a prenda fazer um giro anti-horário e posicionar-se frente a frente novamente.

ENROLADINHO

 

Frente a frente de mãos dadas, no momento em que se dirigiriam para fora da pista (2 passos para direita peão/esquerda prenda) peão com sua mão esquerda conduz prenda para um giro anti-horário, ficando lado a lado e a mão esquerda dele em arco para frente. Quatro passos para frente, quatro para trás, quatro para frente e marca na frente e marca atrás, mais quatro passos para frente, marca na frente, marca atrás (repete, se quiser) e desvira.

© 2015 Diógenes Schweigert

bottom of page